sábado, 29 de maio de 2010

Religião x Ciência

A ciência e a religião devem andar sempre juntas para se obter o conhecimento, pois se forem colocadas em lados opostos muitas divergências surgirão.
Na sociedade primordial, todas as coisas eram explicadas por meio da religião e de mitos, como na Grécia. Porém, a partir do século XVI a explicação das coisas foi dividida em: física (ciência) e em metafísica (religião), sendo que a religião explica fenômenos através da fé enquanto a ciência, em estudos e experiências com base na razão.
A busca pelo equilíbrio entre as duas correntes de pensamento é muito vantajosa, pois os ‘conflitos’ diminuirão e as duas juntas poderiam trabalhar muito melhor para chegar a um conhecimento absoluto ou perto do absoluto. O problema é que o ser humano é imparcial e quando defende um ponto não aceita outros diferentes como instrumentos, opções ou até mesmo apoio. Por isso, que sempre pessoas cegas pela religião entram em conflito com pessoas que defendem a ciência, e vice-versa.
Hoje, a religião se mostra afastada em nosso cotidiano pelo fato de considerarmos o conhecimento algo obtido somente por meio da razão. Acreditamos que não é só pela demonstração científica que adquirimos o conhecimento, ao nascer o bebê identifica o novo ambiente e descobre novas sensações atreves dos sentidos.
Já foi provado que o ser humano não consegue utilizar totalmente a sua capacidade cerebral, assim somos seres limitados e nem tudo podemos descobrir pela razão e precisamos da fé pra crer.
Um dos adeptos ao equilíbrio entre religião e ciência foi Santo Agostinho que dizia: ‘compreender para crer, crer para compreender’.




2 comentários:

  1. Meninas, parabéns pela ideia de fazer um tribunal para discutir a questão. Foi muito criativo!

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho e dedicação neste projeto!

    A nota com certeza é 10.

    ResponderExcluir
  2. A segunda atividade do trimestre não foi realizada. Nota 0,0

    ResponderExcluir